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Confira o melhor conteúdo de quem é especialista em marketing para o varejo

12 de Dezembro de 2018

Não perca nenhum post!

Somos especialista em marketing para o varejo. Ajudamos as redes a potencializarem seus negócios areavés de ações de trade, marketing e comunicações on e offline.

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Loja online ou off-line?

64% dos consumidores brasileiros escolhem as duas!

Brasileiros já são omnishoppers

Pessoas que pesquisam online e depois compram off-line e também experimentam o produto em uma loja física e compram online. Fazem uso de vários dispositivos, canais e plataformas para pesquisar, escolher e finalizar a aquisição de produtos. Esses são os Omnishoppers, ou consumidores multicanal. Eles representam 79% dos consumidores brasileiros, segundo estudo da Criteo.

Sem medo de mostrar seu valor, esses consumidores gastam em média 13% a mais online do que outros consumidores.

Os varejistas precisam definir onde permitir que o consumidor possa comprar e retirar o produto onde e quando ele quiser. As possibilidades são muito variadas e precisam fazer sentido para cada negócio. O estudo mostra que as formas mais comuns, atualmente no Brasil, são:

- Showrooming - o consumidor vê o produto em uma loja física, mas compra no site do varejista – 64% ocasionalmente e 29% regularmente

- Webrooming – o consumidor pesquisa online e compra na loja física – 62% ocasionalmente e 20% regularmente

- Click & Collect – o consumidor compra online, mas retira o produto na loja física ou no quiosque – 51% ocasionalmente e 19% regularmente

54% já comprou online estando dentro da loja física do mesmo varejista

Uma cadeia omnichannel envolve vendedores, loja física, e-commerce e redes sociais para promover os seus produtos e oferecer um tratamento mais completo e adequado ao cliente.

A decisão de onde, quando e como comprar depende de uma série de fatores como facilidade, comodidade, relevância, variedade e preço, já que hoje em dia é comum usar o smartphone para aprimorar a pesquisa sobre algum produto mesmo quando dentro da loja física do varejista.

O celular tem um papel cada vez mais fundamental como vitrine e pdv. Sites e apps substituem gradualmente a TV e outras formas de publicidade off-line como amplificadores da marca.

Segundo levantado pela Criteo, os consumidores no Brasil são tão propensos a comprar por impulso no ambiente online como são nas lojas físicas. As categorias mais compradas pela Internet, nesses casos, são Roupas e Acessórios (83%), Brinquedos e Games (78%), Beleza e Saúde (67%), Produtos para Casa (66%) e Eletrônicos (62%). 

O digital é um ponto determinante na decisão de compra, não importa onde ela é finalizada, com picos de influência em sites e apps (55%) e redes sociais (18%). Os sites de varejo ganham cada vez mais importância no processo de compra desse público, já que atraem consumidores com alta intenção de compra e que já sabem o item ou o tipo de produto que desejam.

Conveniência e imediatismo nas lojas físicas

Equipe de vendas bem treinada e localização das lojas são fatores que podem alavancar visitas às lojas. Dentre os top fatores que levam os usuários a comprarem em lojas físicas estão a necessidade imediata do produto (65%), equipe de vendas bem informada (65%), localização conveniente (58%), formas mais convenientes de experimentar o produto (50%) e produtos diferenciados (45%).

Para impactar esse consumidor consciente, as marcas precisam, oferecer abordagens de vendas multicanal e proporcionar uma experiência de compra consistente ao cliente. Precisam também considerar o digital em toda a jornada de vendas, impactar o consumidor onde ele estiver, têm que entender a importância de todas as possibilidades encontradas no online e no off-line, ficar de olho no seu comportamento e abordá-lo de forma relevante. Entender o consumidor passou a ser essencial para sobreviver no varejo.

Empresas com forte presença em etapas online influenciam a decisão de compra do cliente no mundo físico. Portanto, quanto maior a presença no meio digital, maior a chance de venda no meio físico.

Parceria multidirecional

Contar com o conhecimento e experiência de empresas especialistas em suas áreas de atuação é fundamental para que o varejista possa se preocupar em comprar e vender bem enquanto a empresa contratada desempenha seu papel fundamental nessa parceria.

Há mais de 20 anos no mercado, a MegaMidia é pioneira e líder na Gestão de Trade Marketing, Merchandising e ferramentas de Comunicação para o Varejo com projetos feitos sob medida a partir do mapeamento das oportunidades, instalação, ativação, controle, gestão e pós-vendas.

Soluções 360º como gestão de PDV, marketing digital, rádio indoor, TV corporativa, CRM, revistas impressas e digitais. A premissa dos projetos do grupo é oferecer ao varejo outsourcing da área de Trade Marketing buscando com isso reduzir despesas e aumentar as receitas para as redes. Os benefícios gerados são inovação, economia, agilidade, modernidade e mais resultados.

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