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Loja online ou off-line?

Pessoas que pesquisam online e depois compram off-line e também experimentam o produto em uma loja física e compram online.
11/01/2021

Keyword: digital signage

BRASILEIROS JÁ SÃO OMNISHOPPERS

Eles representam 79% dos consumidores brasileiros, segundo estudo da Criteo, e correspondem a consumidores “onipresentes” ou multicanais. São pessoas que pesquisam online e depois compram off-line, bem como experimentam o produto em uma loja física e compram online. Fazem uso de vários dispositivos, canais e plataformas para pesquisar, escolher e finalizar a aquisição de produtos.

Sem medo de mostrar seu valor, esses consumidores gastam em média 13% a mais online do que outros.

Os varejistas precisam definir onde permitir que o consumidor possa comprar e retirar o produto onde e quando ele quiser. As possibilidades são muito variadas e precisam fazer sentido para cada negócio. O estudo mostra que as formas mais comuns, atualmente no Brasil, são:

  • Showrooming: o consumidor vê o produto em uma loja física, mas compra no site do varejista (64% ocasionalmente e 29% regularmente);
  • Webrooming: o consumidor pesquisa online e compra na loja física (62% ocasionalmente e 20% regularmente);
  • Click & Collect: o consumidor compra online, mas retira o produto na loja física ou no quiosque (51% ocasionalmente e 19% regularmente);

54% JÁ COMPROU ONLINE ESTANDO DENTRO DA LOJA FÍSICA DO MESMO VAREJISTA

Uma cadeia omnichannel envolve vendedores, loja física, e-commerce e redes sociais para promover os seus produtos e oferecer um tratamento mais completo e adequado ao cliente.

A decisão de onde, quando e como comprar depende de uma série de fatores como facilidade, comodidade, relevância, variedade e preço, já que hoje em dia é comum usar o smartphone para aprimorar a pesquisa sobre algum produto mesmo quando dentro da loja física do varejista. O celular tem um papel cada vez mais fundamental como vitrine e PDV. Sites e apps substituem gradualmente a TV e outras formas de publicidade off-line como amplificadores da marca.

Segundo levantado pela Criteo, os consumidores no Brasil são tão propensos a comprar por impulso no ambiente online como são nas lojas físicas. As categorias mais compradas pela Internet, nesses casos, são: Roupas e Acessórios (83%), Brinquedos e Games (78%), Beleza e Saúde (67%), Produtos para Casa (66%) e Eletrônicos (62%).

Keyword: digital signage

O digital é um ponto determinante na decisão de compra, não importa onde ela é finalizada, com picos de influência em sites e apps (55%) e redes sociais (18%). Os sites de varejo ganham cada vez mais importância no processo de compra desse público, já que atraem consumidores com alta intenção de compra e que já sabem o item ou o tipo de produto que desejam.

CONVENIÊNCIA E IMEDIATISMO NAS LOJAS FÍSICAS

Dentre os top fatores que levam os usuários a comprarem em lojas físicas estão a necessidade imediata do produto (65%), equipe de vendas bem informada (65%), localização conveniente (58%), formas mais convenientes de experimentar o produto (50%) e produtos diferenciados (45%).

Para impactar esse consumidor, as marcas precisam oferecer abordagens de vendas multicanal e proporcionar uma experiência de compra consistente ao cliente. Da mesma forma precisam considerar o digital em toda a jornada de vendas, impactar o consumidor onde ele estiver, entender a importância de todas as possibilidades encontradas por ele no online e no off-line, ficar de olho no seu comportamento e abordá-lo de forma relevante.

Empresas com forte presença em etapas online influenciam a decisão de compra do cliente no mundo físico. Portanto, quanto maior a presença no meio digital, maior a chance de venda no meio físico.

Keyword: digital signage

PARCERIA MULTIDIRECIONAL

Contar com o conhecimento e experiência de empresas especialistas em suas áreas de atuação, é fundamental para que o varejista possa se preocupar em comprar e vender bem enquanto a empresa contratada atua na gestão da comunicação online e off-line.

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Keyword: online e off-line

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