As lojas físicas devem se adaptar a um consumidor com novas necessidades e hábitos. E que quando voltar a viajar, sair para jantar fora, vai levar para áreas de lazer e entretenimento o ticket médio que foi transferido para a rede de supermercados durante o período de distanciamento social.
Outro fator é que os supermercados continuarão a dividir a fatia desse bolo com o e-commerce. É um caminho sem volta.
Grandes, médios e até pequenos varejistas devem levar em consideração também que se tornou impossível vender sem conhecer qual é o perfil desse shopper. Ou realizando promoções apenas no âmbito off-line, sem envolver redes sociais e vendas via WhatsApp.
O delivery, o app e promoções via mensagem, Instagram ou Facebook vieram para ficar. Você está preparado?
Essa resposta que não pode esperar muito para ser convertida em ação. A pandemia adiantou em poucos meses avanços que levariam meia década.
A frequência do cliente caiu na loja e se tornou extremamente ativa no digital. A venda híbrida é irreversível.
Mais do que isso, é preciso ter interação e levar a experiência do online para a loja física. Impacto visual, exposição diferenciada no PDV e CRM atuando para ler e entender as informações de quem é o cliente, qual a frequência com que essa pessoa compra, o que compra, quando compra e como compra?
Tecnologias como o Digital Signage, que transforma ambientes estáticos em dinâmicos, com imagens que engajam, informam e incentivam a explorar novos produtos e gôndolas são uma realidade. Principalmente para a geração Z, em que 54% é cativado pelo que vê em telas e não na prateleira. Esse cliente chega ao supermercado esperando a mesma imersão do app ou do site e que sua marca saiba quem ele é.
Inclusive, o supermercado – mesmo que talvez temporariamente – deixou de ser um local frequentado pela necessidade e passou a ser espaço para a retomada da liberdade de sair de casa. Por isso, criar também um ambiente que seja agradável e ofereça acolhimento lançando mão de ferramentas como a Rádio Corporativa, é fundamental!
Mas como integrar tudo isso em tão pouco tempo? A metodologia Trade Master nasceu de uma empresa que tem o DNA do varejo e implementa o trade de ponta a ponta. A MegaMidia inclui desde o projeto arquitetônico do PDV e das gôndolas até o digital de maneira estratégica, mapeado de acordo com as necessidades de cada cliente.
Dentro do escopo de trabalho é aumentada a visibilidade das redes no PDV, criação ou aprimoramento dos canais digitais com marketing de conteúdo assertivo. As plataformas de CRM são pensadas para que a comunicação com o consumidor ande lado a lado aos calendários de publicidade e estratégias promocionais do trade.
A MegaMidia realiza a gestão das pontas de gôndolas, pontos extras e cotas recorrentes do trade. Possibilita ainda projetos especiais dentro de categorias, como o açougue, por exemplo. Com conteúdo específico na temática e calendários das marcas envolvidas, engajamento nas redes e acompanhamento mês a mês.
Atualmente, a empresa atende os grandes grupos alimentícios do Brasil. O Assaí, por exemplo, conta com trade digital há 8 anos em mais de 180 lojas com estratégias digitais e cotas do trade. Tanto a rede atacadista como o fornecedor sabem o estão negociando, com garantia de entrega e relatório do pós-venda que monitora e mensura resultados do começo ao fim.
Para o grande varejo, que já investe na estrutura de promotores, plataformas e pontos extras, a metodologia reforça a gestão de canais digitais, atualização do CRM e aumento da visibilidade de marca ou de categorias.
Para o pequeno varejo o maior desafio está em se adaptar justamente ao novo consumidor que inicia a relação de compra no digital e termina na loja. Para ele, a metodologia ganha um foco maior em CRM, agrupamento de informações qualitativas dos clientes para transformar em engajamento, fidelização e converter em vendas. As redes sociais são estruturadas em torno das ferramentas digitais dentro das lojas para potencializar e acelerar o processo.
A metodologia Trade Master impacta o cliente em toda a jornada de compra, desde as campanhas de WhatsApp às campanhas in loco em lojas físicas e a cultura sell-out, que acompanha o shopper do primeiro contato com a marca até o caixa.
É igualmente indispensável no mapeamento das oportunidades, monetização e precificação dos ativos. A MegaMidia ativa o PDV e faz a ponte entre indústria e varejista. Desde a implementação até a manutenção de cada resultado e mensuração via relatório pós-venda com informações detalhadas que atestam a transparência entre o que foi contratado e entregue no acordo com fornecedores.
Tanto as grandes como pequenas redes lidam com equipes enxutas de trade para gerenciar todos os ativos, precificação, ativação do PDV e manutenção de ferramentas digitais. É impossível avançar 4 anos em 4 meses sozinho. Mas a Metodologia Trade Master possibilita a realização, do mapeamento à implantação, entre 30 a 45 dias apenas.
Uma das vantagens é dispensar quando necessário, a estrutura física. Nossa metodologia coloca pessoal in loco ou trabalhando remotamente. Oferece ainda equipes de auditagem, produção de conteúdo, marketing, varejo, planejamento e corpo técnico que vai a campo.
Em paralelo, desenvolve a análise entre o faturamento, volume de clientes e capacidade de cada loja para ajustar a precificação à realidade do mercado de forma sustentável. E leva em consideração oportunidades físicas e digitais de cotas do trade adequadas ao tamanho do negócio.
O maior diferencial é atender o Brasil todo atenta aos pormenores regionais. Para cada projeto é recrutado um executivo com experiência local que atua junto às lideranças de trade da sua rede. Nós mergulhamos na realidade do cliente e fazemos com que as verbas regionais e nacionais sejam usadas dentro da realidade em que estão inseridas. Fale com um especialista e saiba mais!
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