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21 de Fevereiro de 2018

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8 razões pelas quais a Gestão de Clientes é importante para uma rede de varejo

 

Muitas redes de varejo em todo o país agora utilizam programas de fidelidade para fazer a gestão e segmentação de seus clientes. Essas organizações estão à frente e já entendem a importância de manter os clientes existentes e optam por implementar um sistema direcionado especificamente à fidelização de clientes.

O que exatamente é um programa de fidelidade, então? Embora os detalhes de cada programa possam diferir, a premissa continua a ser a mesma: um programa de fidelidade é um sistema de gestão de clientes que recompensa o comportamento de compra, aumentando assim a vontade do cliente de permanecer fiel à empresa. Um programa de fidelidade pode oferecer conveniência, descontos, crédito em loja, prêmios ou qualquer outro benefício que mantenha a lealdade de um cliente.

Claro, como todos os outros esforços de marketing, um programa de fidelidade bem planejado requer recursos e tempo. Se você ainda não implementou o sistema em sua estratégia de marketing e comercial ou está inseguro sobre sua eficácia, considere as seguintes oito razões pelas quais um programa de fidelidade pode ser uma opção que vale a pena.

 

1. Impulsiona o crescimento

Cada tipo de programa pode render resultados muito diferentes, mas, como comerciante, você nunca deve ignorar o fato de que os programas de fidelidade foram testados e estão em operação, provando ser bem-sucedidos em inúmeras redes de varejo.

Empresários e gestores que tem como objetivo o crescimento da rede, começam usando programas de fidelidade para expandir de forma significante sua base de clientes, aumentando drasticamente os lucros e diminuindo desperdícios em outras ações de comunicação não tão efetivas. Com a implantação do sistema é possível perceber que a lealdade do cliente se torna umas das maneiras mais fáceis de garantir esse resultado.

 

2. Os programas de fidelidade não são tão caros como você pensa

Quando alguns comerciantes pensam em programas de fidelidade, eles começam a imaginar uma grande parte dos recursos existentes sendo canalizados para um programa que pode ou não ver o sucesso.

Na realidade, no entanto, a busca de novos clientes é a verdadeira carga de custo. Manter um cliente existente é 7 vezes menos caro do que adquirir um novo. Assim, mesmo os recursos que você utiliza em um programa de fidelidade provavelmente serão bem menores em comparação com a despesa de encontrar novos compradores.

 

3. Impulsiona sua reputação

Os programas de fidelidade desempenham uma função dupla: incentivar os novos clientes a aderir depois de comprar seus produtos e serviços e garantir que os clientes fiéis existentes ainda se sintam como se fossem valorizados pela sua operação.

Claro, ao instituir um programa de fidelidade, você não só melhora a apreciação do seu negócio, mas também aumenta as chances de os clientes existentes compartilharem essa alegria com os que estão próximos deles. Quanto mais um cliente se sentir apreciado por um negócio, mais ele provavelmente apoiará essa empresa e recomendará aos outros. 

 

4. Aumenta as vendas, incluindo prêmios atraentes

Empresários e gestores percebem que programas de fidelidade têm a capacidade de melhorar a retenção de clientes. Já os clientes, apreciam programas de fidelidade, porque muitas vezes fornecem incentivos adicionais para fazerem suas compras no estabelecimento, aumentando de forma perceptível os lucros da rede. Ambos saem ganhando!

Por isso, usar um programa de fidelidade em sua estratégia de marketing ajudará a fornecer acesso a uma parcela maior dor orçamento de seus clientes.

Isso só ocorrerá, no entanto, se as recompensas que você oferece estão em sintonia com os desejos e necessidades dos clientes que frequentam seu negócio. É importante ressaltar que nem todos os programas de recompensas são iguais. A contratação de um parceiro que tenha a plataforma ideal para seu negócio e expertise no segmento é de extrema importância.

 

5. Fornece pesquisa de mercado

Compreender o comportamento de compra de um grupo específico é um dos mais importantes conjuntos de dados de pesquisa disponíveis para os comerciantes. Para desenvolver um plano estratégico e apresentar seus produtos de forma a produzir o melhor comportamento de compra, é preciso entender o que o público alvo evita tanto quanto o que os desencadeia a gastar seu dinheiro.

Ao oferecer um programa de fidelidade para seus clientes, você está realizando uma forma de pesquisa que irá fornecer-lhe informações sobre seus clientes. Através de tentativa e erro, você começará a ver o tipo de incentivos que alimentam o desejo de seus clientes e as recompensas que não provocam os mesmos resultados.

Isso permite que você melhore as recompensas que são mais apreciadas. Usando esta informação, você também pode anexar as recompensas mais procuradas a produtos específicos que você está mais interessado em oferecer aos seus clientes.

 

6. Faz o cliente feliz

Ao implementar um programa de fidelidade, você está enviando uma mensagem para sua base de clientes atual e futura, que você está interessado em não apenas economizar o dinheiro deles nas compras, mas também em um relacionamento efetivo, que é mutuamente benéfico. Você vende bens e serviços, mas também se preocupa e se relaciona com seus clientes, tratando-os de forma única e exclusiva.

Melhora a visão geral de seus clientes em relação à sua rede, o que, terá um impacto positivo em sua empresa.

 

7. Você pode fornecer recompensas na loja física ou online (ou ambas)

Uma das partes mais benéficas dos sistemas de recompensas, tanto para os clientes quanto para os empresários, é que, dependendo da estratégia e dos canais de vendas, as recompensas podem ser aplicadas a compras feitas on-line, pessoalmente ou em ambos. Isso proporciona a você a chance de oferecer um conjunto robusto de recompensas para uma ampla gama de clientes.

Se você notou que a maioria de suas vendas são para aqueles que compram na Internet, aprimore seu programa de fidelidade on-line; Por outro lado, se a maioria dos seus negócios for realizada na loja física, seja mais efetivo em ações no PDV

 

8. Uma vez implantado, automatize suas ações

A criação de um sistema de recompensas pode levar algum esforço inicial da rede sobretudo nas áreas de marketing e comercial. Requer pesquisas iniciais sobre as preferências de seus clientes, bem como a segmentação de perfis.

Porém, uma vez que você tenha o programa configurado, efetivamente se torna uma máquina autossustentável, devido à sua natureza cíclica: quanto mais um cliente compra, mais ofertas e recompensas ele recebe de forma automatizada, dependendo do sistema implantado, inspirando-o a continuar a comprar.

A atualização contínua do programa manterá seus clientes envolvidos, mas o trabalho que levará para realizar isso não será nada perto do crescimento da sua rede

Não é mais segredo que os programas de fidelidade são ferramentas de marketing efetivas. Eles aumentam o crescimento, ajudam a manter os clientes e melhoram a reputação da sua marca. E se você ainda não tem um programa de fidelidade para sua estratégia de marketing, pode estar perdendo uma das melhores e mais fáceis ferramentas disponíveis para o sucesso do seu negócio.

 

A MegaMidia Group é parceira do varejo e especialista no assunto, integrando todos os canais de comunicação ao sistema de gestão de clientes da sua rede e fazendo o acompanhamento de todo o projeto, desde a contratação da plataforma ideal até o planejamento de estratéias, operacionalização e mensuração de resultados.

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